Publicado em: quinta, 21 de janeiro de 2021 às 18:10
Como vender mais sem gastar nada?
Quer saber 5 regras para melhorar seu faturamento sem gastar nada?
A regra geral de qualquer empresa que queira ampliar seu faturamento é vender mais. Vender mais significa melhorar e aumentar seu esforço de comunicação com o mercado, isto demanda mais investimento: Campanhas em redes sociais, google, cupons desconto, influenciadores digitais, viagens, visitas a clientes, feiras, eventos, mídia offline, etc.. todo este investimento sangra o caixa de qualquer empresa e pode não resultar no crescimento esperado em venda.
Mas se você parasse de olhar tanto para fora e buscasse olhar para dentro de seu negócio? Explico: Pare de caçar clientes e comece a cultivar os clientes que você já tem em casa! Aqueles que já tiveram alguma compra, algum contato com a sua empresa. Na Growth Buy realizamos diversas analises em empresas de segmentos variados e quase 60% dos clientes param de comprar após a primeira compra. Qual o perigo disto? Pense que para todo o novo cliente a empresa deve fazer um esforço enorme para converter a primeira venda! Este cliente compra apenas uma vez e nunca mais retorna a comprar.
Quer saber como melhorar a venda para quem já é de casa, sem gastar nada? Aqui vão cinco regras para você começar a executar hoje mesmo:
- Seja um profundo conhecedor do seu cliente: O conceito clássico do marketing é “entender para atender”. Para entender seu cliente, você precisa de informação. O quanto você sabe sobre seus clientes? Como estão estruturadas as informações sobre os seus clientes? Existe uma base de cadastro deles? Existe ferramenta de CRM na sua empresa? Como os seus vendedores registram as informações dos clientes e em qual local? Ou está tudo na cabeça deles? Mais um perigo: Vendedor sai da empresa, os clientes vão embora com ele!
- Saiba quem são seus melhores e piores clientes: Como você avalia os clientes que mais compram e o que menos compram? Com qual frequência estes clientes compram na sua empresa? Por exemplo, se você possui um cliente que toda a semana ele compra creme dental e em certa semana ele não comprou o creme dental, aconteceu alguma coisa! Ou ele parou de usar (hipótese improvável) ou ele comprou em outro local (hipótese mais provável). Entenda o comportamento de compra de cada cliente no seu negócio, somente assim você verá quem são os melhores e piores. Olhar somente a curva de faturamento também não é a solução mágica, pois toda a empresa precisa de clientes que comprem bem ($) e com frequência (mais vezes).
- Faça as ofertas certas para os clientes certos: Executando os passos 1 e 2, você terá condições de executar o passo 3. Pense no seu cliente, na sua jornada. O que faz sentido oferecer? Quem comprou creme dental não poderia comprar escova dental? Fio dental? Enxaguante? Poderia oferecer creme para o rosto? Pense no perfil do cliente e faça ofertas cruzadas para ele.
- Use as ferramentas de comunicação digital para gerar interação com seus clientes: Interaja e engaje-se com seus clientes nas redes sociais. No Instagram, curta as postagens, comente as fotos, esteja presente! No WhatsApp, escreva mensagens personalizadas (nada de usar lista de transmissão!). Use fotos de ofertas que façam sentido ao seu cliente. Conecte-se com seus clientes e mostre-se como uma conexão que valha a pena!
- Meça seus resultados e melhore: Indicadores! Nesta última etapa desenvolva indicadores para monitorar seu desempenho. Avalie o % de clientes fidelizados, aumento do ticket médio, conversão de vendas, % de recuperação de clientes, etc.. pense em desenvolver indicadores que sejam coerentes com o seu negócio. Estabeleça objetivos claros, meça, avalie os resultados e melhore o processo!
Faz sentido isso para o seu negócio? São passos simples e fáceis de executar! Quer saber mais? Precisa de alguma ajuda? Gostaria de mais informações? Fale conosco hoje mesmo! Nosso time de especialistas estará esperando você!