Publicado em: domingo, 25 de outubro de 2020 às 11:38
Análise de dados e decisões baseadas em dados são fundamentais para empresas preocupadas em manter sua competitividade no mercado. Até 2022 projeta-se gastos mundiais (centrados em economias maduras) acima de U$ 270 bilhões. Mesmo com todo este investimento, 85% dos projetos de Big data fracassam.
Para extrair dados úteis dos dados, deve-se fazer perguntas inteligentes e não pode-se aceita-los sem nenhum questionamento. Aqui vão quatro recomendações sobre como questionar sobre os dados que darão suporte a decisão:
1) Como os dados foram gerados? Dados podem estar sujeitos a erros humanos, como cadastros feitos de forma errada ou registros imprecisos.
2) Como foram analisados? Quais as técnicas de análise empregadas? Elas são adequadas ao propósito que estão sendo utilizadas. Aqui bons conhecimentos em estatística, gerenciamento de banco de dados, machine Learning, entre outros são fundamentais.
3) O que os dados mostram? Seres humanos tendem a justificar seu julgamento com base nos dados mais disponíveis e de fácil acesso. É necessário garantir que o que você está medindo mostra a realidade, e não somente aqueles dados que foram fáceis de serem coletados.
4) Como usar os dados para reprojetar produtos e modelos de negócios? Dados permitem administrar negócios de forma mais eficiente e inteligente. Automatizar processos, entregas no mesmo dia, recomendações de produtos e filmes, etc.. Eles já são a parte mais importante do que o próprio produto/serviço, como no caso da Netflix.
Dados são o novo petróleo e devem ser usados de forma inteligente. Eles ajudam a direcionar a empresa para novas vantagens competitivas. No entanto, para colher todos os benefícios de uma análise de dados, deve-se parar de procurar respostas e começar a fazer boas perguntas.
Fonte: Adaptado de Eric Haller e Greg Satell. Harvad Business Review, 2020.
Os esforços comerciais e de marketing de uma empresa não deve focar somente em atração de clientes. Entenda os passos necessários para garantir u
Explicando o Big Data, o que é e como ele influencia nas nossas empresas.
Gasta-se tempo e dinheiro buscando novos clientes, mesmo sabendo que um cliente fiel é mais barato e mais rentável.
Nosso site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao navegar em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Entendi